A Vila

Imagine um lugar onde as crianças ainda vão buscar manga no mato…

Um clima interiorano. Tudo em pleno coração de Salvador. Isso é a Vila Brandão.

 

 

 Conhecer todo mundo pelo nome, ver as crianças brincando descalças pelas ruas, almoçar entre vizinhos no fim de semana. Qualquer leitor acharia que se trata da descrição de alguma cidade do interior. Interpretações apressadas à parte, não é nada disso. Estou falando de um lugar diferente no meio do caos da grande salvador; a Vila Brandão. E o que é melhor, tendo a deslumbrante vista da Baia de Todos os Santos como companheira de todas as horas. A Vila está encravada entre a Graça e a Vitória, bem ao lado do Iate clube da Bahia e causa surpresa a quem desce a ladeira escondida atrás do Largo da Vitória.

Para o turista que está acostumado à frieza do turismo convencional em que mal se sabe o nome do garçom que lhe serve à mesa, eis uma oportunidade única de fazer algo diferente e inesquecível. Na Vila Brandão, além de presenciar uma linda vista, uma praia particularmente esplendorosa (escavada na montanha), você terá a oportunidade de conhecer dona Raimunda, seu Charles, seu Domingos, antigos moradores, e toda a vizinhança. Tudo isso lhe proporciona fazer um turismo longe do convencional e previsível “-Pois não senhor, precisa de algo?!” dos restaurantes de luxo. Esqueça a frieza e a impessoalidade digna de qualquer atendente de tele marketing, nesse lugar você terá contato com a cultura popular, com pessoas de verdade, com sentimentos de verdade.
É importante não perder de vista que a proposta de turismo na Vila Brandão é de um turismo social e humanista, dando ênfase ao contato humano e administrado pelos próprios moradores; isto exclui o intermédio de qualquer agência de turismo. E por ser uma comunidade pequena, cujo turismo é muito pouco explorado, o visitante deve procurar pelos moradores que citamos acima para que possa integrar-se melhor ao ambiente. Não fique inibido em puxar conversa com nenhum habitante, afinal; está é a proposta!
 

                                                              O CORAÇÃO E A VILA

Coração

 

  

 

  

Rodrigo Fiuza mostra a Vila:

 

Anúncios

Responses

  1. Olá boa tarde ! Td em paz com vcs ?
    Me chamo Marcelo, sou morador da Vila
    Brandão, e como bom navegador, encontrei
    esse site, que se refere bastante da “Vila”,
    de primeira quero frisar que adorei, o trabalho
    de divugação da nossa comunidade, além de
    entrevistar pessoas, bem queridas de lá .., muito
    bom mesmo….Mas assim, quero saber de vcs, como foi
    o intermédio e deslocamento até lá, se teve
    alguma pessoa, e isso tudo aí é em-pró pra nós ?
    Um abraço e qualquer coisas, estou a disposição .

  2. velho shoow de bola!

  3. Muito legal mesmo. Vale a pena conhecer! Quero ir la. Marcelo, gostaria de tirar algumas fotos. Vc me ajuda?

  4. sou baiano moro em belo horizonte, voces tem que lutar por este lugar hoje é coisa rara, morar em um lugar assim, abraço de um baiano distante.

  5. Pela descrição do lugar e pelo modo de vida das pessoas q vivem lá e pelo intersse que tenho de ajudar de alguma forma gostaria de ir aí,pretendo aceitar o convite e ir aí nesse domingo 29/03/2009. tou tentando localizar o local

  6. muito obrigada pela força meninos.
    esperamos vocês todos neste domingo 05/04/09 para participar em outras açoes

  7. Este domingo haverá mais uma manifestação

    começa as 13h e terá diversas atividades recreativas e culturais

    apareça!

  8. Hola a todos soy un amigo de aura y escribo desde Madrid. Estuve un mes en la villa y quede enamorado de ella.
    Laura, tengo algo que quizá os pueda interesar a la gente de la vila, el nombre de la arquitecto que hizo toda la estructuración urbanística de la vila, al parecer aprobada y firmada por el ayuntamiento de Salvador. Llamadnos a casa, tenemos a parte más noticias que daros.
    Moitos beijos caras!!!

  9. Tudo de bom, poder cuidar de uma coisa tão fragil e nobre como a nossa Vila. Viva a Vila Brandão!

  10. Olá,
    Sou guia de turismo e não perco a ocasião de mostrar a Vila Brandao para os meus turistas.Acho que é uma forma de desmistificar os bairros populares e suscintar a discussão sobre as desigualdades sociais do Brasil e revelar a astucia e criatividade do povo brasileiro,para fazer frente à tanto descaso dos poderes pubilcos,encontrando soluções como a Vila Brandão.SEm esquecer da Beleza que é este pequeno bairro.Contem comigo para qualquer mobilização em defesa e salvaguarda de direitos que já são de voces.
    Lise

  11. oi a todos
    acabo de visitar a villa brandão e fice encorcellado!!
    sou estudante de intercambio em Salvador e estou procurando um lugar para morrar. Si voceis saben sobre cuarto ou apartamento que se pode alugar ai nesta communidade magica, envienme um e-mail, por favor.

    Muito obrigado!!

    Marios.

  12. Eu tenho o maior orgulho de falar q moro nessa comunidade maravilhosaaaaaaaaaa! e defendo oquanto poder pois nao tem lugar melhor .mil bjos no coraçao.

  13. Oi, sou de são paulo, e ja tive o prazer de morar na vila brandão no tempo que fiquei na cidade maravilhosa que é salvador.
    Tenho saudade e estou voltando no começo do ano, para desta vez tentar fazer algo solido pra que possa passar o resto da minha vida nessa cidade que me apaixonou.
    Queria saber se vocês sabem se dona raimunda tem casa pra alugar vaga, ou outra casa.

    Obrigada!!!

    • Oi! Tentou ligar pra ela? Acho que o tel ainda funciona com um “3” a mais no começo. abs

  14. QUEM MORA AQUI A MUITOS ANOS,E ATÉ MESMO OS NOVOS MORADORES SABEM QUE NA VILA,NAO TEMOS PROBLEMAS COM TRAFICOS DE DROGA. O QUE EXISTE SAO USUARIOS QUE EM TODO LUGAR TEM,ATE MESMO NOS PREDIOS DO CORREDOR DA VITORIA. MAIS PESSOAS DE OUTROS LUGARES ESTAO VINDO MANCHAR A IMAGEM DE NOSSA VILA,OQUE NAO PODE OCORRER POIS JA TEMOS COISAS DE MAIS PARA NOS PREOCUPAR COMO A DESAPROPRIAÇAO DAQUI. NO JORNAL SAIU UMA MATERIA DIZENDO QUE AQUI É ROTA DO TRAFICO E SABEMOS QUE NAO É. ENTAO TEMOS QUE FAZER ALGO PARA ACABAR COM ISSO,PARA QUE A VILA VOLTE A TER A BOA IMAGEM QUE SEMPRE TEVE,POIS AQUI PODEMOS AFIRMAR QUE É 0% DE VIOLENCIA,AQUI NAO TEM TRAFICO DE DROGAS!!!

  15. estou interessada em morara lá, algumas sugestões?

  16. Esse eh o ”
    PARAÍZO” onde eu nasci…amoooo!!!

  17. MARAVILHA AMO ESSE LUGAR TUDO DE BOM….NELSON.

  18. Muitooo lindooo!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: